Entrevista: Andreia Ramos

 Olá amorzinhos, tudo bem? Espero que sim! ❤️


Hoje trago mais uma entrevista do #EscritoresAmorzinhos, desta vez com uma entrevista à escritora Andreia Ramos, autora do livro "A Defensora do Oculto"! 😃


Andreia Ramos nasceu em 1995 e é natural da Moita, distrito de Setúbal. Licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social, tem alguma experiência adquirida na área da comunicação, na qual exerce as suas funções, em setores como tecnologia, turismo e consumo. Apaixonada desde cedo pelo mundo da escrita, atreveu-se a criar mundos com as suas próprias regras.


Vamos lá à entrevista! 😀


1) Sempre quis ser escritora ou foi algo que simplesmente aconteceu?

Andreia: Simplesmente aconteceu. Quis ser cozinheira, odeio cozinhar, quis ser professora, tenho pouco jeito para ensinar... e um dia pensei que podia divertir-me a criar uma história e assim foi. Depois da primeira vieram várias e chegámos aos dias de hoje. Gosto de dizer que sempre gostei de escrever, o título veio por acréscimo. 


2) Sem ser livros e família/amigos, o que mais gosta neste mundo?

Andreia: Viajar! E agora, mesmo com precauções e etc., não me atrevo a ir para fora. Gosto muito de “turistar” seja no nosso país, que tem coisas lindas de norte a sul à espera de serem descobertas, como para o estrangeiro. Este ano as férias são cá dentro, estou a planear ir explorar a Costa Vicentina.


3) Tem projetos futuros (a nível da escrita)?

Andreia: Sim. Primeiro quero terminar de lançar a saga completa d’A Defensora do Oculto. Serão 5 livros no total, e o 2º está prestes a sair agora, está previsto para meados de setembro. Comecei recentemente a cogitar a ideia do meu primeiro romance “a sério”, mas ainda não tenho nada concretizado.


4) Se tivesse de apresentar o seu livro “A Defensora do Oculto” a alguém, mas só pudesse utilizar uma frase para o descrever, qual seria?

Andreia: Esta é difícil. Hum. “Rapariga desajeitada é obrigada a salvar o mundo com poderes mágicos que não sabia que tinha, enquanto tenta desvendar mistérios, passar às disciplinas da escola e descobrir quem é a sua paixão secreta”. Acho que resume.


5) Qual a maior inspiração para escrever?

Andreia: O trânsito. Ou o banho. Pré-covid, quando não estava em teletrabalho, tinha imensas ideias no meio da 2ª circular onde todos os dias ficava parada. Também costumo ter algumas no duche. É tentar apontar tudo antes de me esquecer e depois desenvolver sempre ao som de música.


6) Se não fosse escritora gostaria de ser o quê?

Andreia: Tecnicamente, eu não sou escritora. Ou vá, não sou apenas escritora. Sou Assessora de Comunicação, trabalho várias marcas e gosto imenso do que faço. Mesmo se não escrevesse, acho que estaria na mesma nesta área.


7) Que conselho dá aos futuros escritores?

Andreia: Sempre que me perguntam, dou o mesmo: escrevam para vocês algo que vocês gostem. Acho genuinamente que no que diz respeito à escrita não devemos seguir modas ou seguir certos estilos “porque vende”. Se quiserem ser bestseller, claro. Mas se o fizerem apenas por paixão, então escrevam uma história que amem. Se tiverem a coragem de a pôr no mundo, e espero que sim, então garantidamente que haverá mais alguém a amá-la além de vocês. 


8) Se tivesse de escolher apenas um livro para ler para o resto da vida, qual seria? (O seu não conta hahaha!)

Andreia: Vou responder “A História Interminável” de Michael Ende apenas porque é o único livro que já reli na vida, mais do que uma vez até, e não me canso dele. Mas é uma pergunta complicada!


Queres comprar o livro? 

Wook: https://www.wook.pt/livro/a-defensora-do-oculto-andreia-ramos/23242971

Ou fala com a Andreia no Instagram: https://instagram.com/andreiaramos.author?igshid=zpr5jixf2x0d


Muito obrigada pela participação! 😊

Comentários

Mensagens populares