Entrevista: Andreia Ferreira

Olá! Sejam bem vindos a mais um post da #EscritoresAmorzinhos , desta vez com a Andreia Ferreira, autora de uma trilogia de livros e de "Maresia e Fortuna"! 😺💜


Nascida e criada em Braga, Andreia Ferreira orgulha-se muito do seu sotaque. Escreve nos cafés, roubando histórias ao mundo de cada um para se inspirar. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Europeias, tem duas pós-graduações e agora está a frequentar Direito. É casada e tem um filho.

É autora da trilogia Soberba e administra o blogue "d311nh4" desde 2010.

Desde os 11 anos, abre o correio na expectativa de ter à sua espera uma carta para Hogwarts.


Vamos à entrevista! 😺


1) Sempre quiseste ser escritora ou foi algo que simplesmente aconteceu?

Andreia: Eu sou escritora? O que é ser um escritor? É escrever? É ser publicado? É viver da escrita? Não sei muito bem se posso ser considerada uma escritora. Penso que teria de ser essa a minha única e exclusiva profissão para que assumisse o título com orgulho. Sendo assim, respondo de outra forma: Sempre gostei de escrever. É algo que faz parte de mim desde muito pequena. Escrevia rimas, contos, adorava as composições.. Com 11 anos atrevi-me a escrever uma história mais longa. Tinha 13 capítulos. Escrevi em páginas a5, à mão! Talvez aí tenho percebido o prazer que me dava construir mundos e, sobretudo, a emoção que era ver os outros a lerem o que escrevi. 


2) Sem ser livros e família/amigos, o que mais gostas neste mundo?

Andreia: Adoro o mar. Adoro a praia. Sinto-me no meu elemento. Também gosto da arte do cinema, da televisão. Adorava poder fazer parte desse mundo. Como argumentista, claro!


3) Tens projetos futuros (a nível da escrita)?

Andreia: Tenho alguns “rascunhos” no computador. O que está mais avançado é uma história sobre o ciúme de ter um irmão. Explora também as emoções de ter um segundo filho e retrata um casamento que se destrói lentamente pelo silêncio e pela indiferença. Estou a ver se ganho motivação para lhe pegar. É muito emotivo. Preciso de estar preparada emocionalmente para me debruçar nele.


4) Se tivesses de apresentar o teu livro «Maresia e Fortuna» a alguém, mas só pudesses utilizar uma frase para o descrever, qual seria?

Andreia: Uma palavra? Segredos.


5) Qual a maior inspiração para escrever?

André: O mundo. As pessoas são a inspiração perfeita! Basta alguém ter uma atitude, dizer algo. Um acontecimento é suficiente. Basta puxar o cordelinho do “E se...” e do “E depois...” e explorar. Esmiuçar sentimentos, consequências, alternativas mais empolgantes e deitar mãos à obra.


6) Se não fosses escritora, gostarias de ser o quê?

Andreia: Eu sou advogada estagiária. A minha ambição profissional é ser advogada.

Também gostava de saber dançar e de desenhar, mas quanto a isso não há nada a fazer. Há coisas com que não nascemos. Eu acredito que para a arte há sempre um dom que pode ser explorado.


 7) Que conselho dás aos futuros escritores?

Andreia: Muita humildade. O mundo dos escritores portugueses é cruel. Infelizmente, temos de batalhar para sermos lidos pelos nossos nacionais. Temos de mostrar que merecemos uma oportunidade. 

O meu percurso neste mundo leva-me a oscilar quanto à vontade de prosseguir com este sonho. Escrevam para vocês, escrevam para serem lidos, escrevam da forma como gostam de ler. E estudem! Ser outra pessoa (que é o que fazemos quando vestimos a pele dos personagens) requer trabalho, dedicação, e sabedoria que não temos antes de a criarmos.


8) Se tivesses de escolher apenas um livro para ler para o resto da vida, qual seria? (Os teus não contam hahaha!)

Andreia: Harry Potter e o príncipe misterioso. Não me iria cansar, acho... Pera lá! Para o resto da vida pode ser muito tempo! Que imagem horrível! Ler sempre o mesmo?


Pretendes adquirir algum dos livros da Andreia?:

https://www.wook.pt/autor/andreia-ferreira/2164869


Muito obrigada pela participação! 😍


Comentários

Mensagens populares